Vida Saudável

Diminuir as porções, sem sacrifícios

- Use um prato pequeno

 Experimente comer num prato mais pequeno. Visualmente estará a comer num prato cheio, e vai reduzir o consumo dos alimentos de forma tranquila e imperceptível.

- Coma devagar

Mastigue bem os alimentos a cada garfada, cerca de 30 vezes, para que o estômago e o intestino delgado enviem a mensagem de saciedade ao cérebro. Normalmente o corpo leva cerca de 20 minutos para receber esse sinal e indicar que está na hora de parar de comer. Uma boa estratégia é apoiar os talheres no prato entre cada garfada.

- Faça refeições fraccionadas

Fraccionar a alimentação do dia em pelo menos cinco refeições, ajuda a manter uma alimentação equilibrada e saudável - evitando que fique faminto.

- Invista nas fibras

Nada melhor do que as fibras para "acalmar" o estômago. Isso porque os alimentos ricos em fibras precisam de ser bem mastigados e demoram mais a ser digeridos. Com isso, o cérebro tem tempo de receber a mensagem da saciedade. E, uma vez no estômago, as fibras ocupam bastante espaço, deixando-o satisfeito.

- Saboreie a comida

Preste atenção ao seu prato e aos alimentos que está a mastigar. Não coma a ver  televisão ou a fazer outra coisa que o distraia, sinta o gosto da comida a cada garfada, sentir-se-á satisfeito por mais tempo.

- Evite repetir

Acabou de comer? Tire o prato da mesa. Com isso, evita repetir as porções por impulso, mesmo sem sentir fome.