Vida Saudável

Truques para acabar com as dores nas costas

- As posições que fazem menos pressão nas costas são as recomendadas. Se tiver que estar de pé, faça-o sempre sobre os dois pés. Tente estar o mais direito possível, até sentir que está na posição que sobrecarrega menos a sua coluna.

- Na cama, opte por se deitar de costas ou de lado. Se estiver deitado de costas, pode ainda colocar uma almofada por baixo dos joelhos e outra por baixo da cabeça. Se a sua posição favorita é de lado, ponha uma almofada entre as pernas.

- Quanto estiver sentado, escolha uma almofada em forma de L e de dimensões razoáveis para apoiar a coluna. Pode ainda usar uma almofada insuflável para apoiar o pescoço e mantê-lo na posição mais correcta.

- Se trabalha sentado, pouse os pés devidamente no chão, com as ancas ao nível dos joelhos. Use uma almofada para apoiar as suas costas contra a cadeira. Pode ainda usar um rolo, de até 12 cm de diâmetro, para apoiar a zona lombar.

- Sempre que estiver sentado, retire tudo o que tem nos bolsos de trás das calças. Qualquer relevo poderá ser o suficiente para prejudicar uma boa postura, enquanto está sentado.

 - Se estiver a conduzir ou numa viagem de automóvel, use igualmente um rolo de espuma de borracha, entre a zona lombar e o encosto.

 - Enquanto lava a louça ou estiver numa fila de espera, tente sempre ter um pé mais alto do que o outro e vá trocando de pé, afim de permitir o relaxamento de cada lado muscular da coluna.