FAQ'S

O que são as bagas Goji?

1. O que são Bagas de Goji?

Bagas de Goji são os frutos provenientes do arbusto Lycium barbarum, pertencente à família Solanaceae. As pequenas bagas vermelhas são frutos tradicionais dos países asiáticos, utilizados há mais de 2500 anos para fins medicinais e como alimento funcional. Reza a lenda que o famoso herbalista Li Qing Yuen viveu até aos 252 anos, consumindo bagas de goji diariamente. Este fruto tornou-se mais popular desde que foi designado como super alimento, tais as suas propriedades nutricionais, tanto que o seu comércio se alargou das comunidades chinesas aos mais amplos canais do mercado global. As bagas de Goji podem ser consumidas cruas, enriquecendo iogurtes, integrando granola, cereais de pequeno-almoço, smoothies, batidos, saladas, sob a forma de sumos, ou confeccionadas, preparadas em molhos, arroz ou sopas.

 

2. Quais os benefícios associados ao consumo de bagas de Goji?

Segundo a recente meta análise publicada em Junho 2012 pelo Journal of Medicinal Food, efectivamente os indivíduos que ingeriram 120ml de bebida de Goji por dia apresentaram melhorias significativas designadamente ao nível da fadiga, stress, depressão, acuidade mental, facilidade em despertar, concentração, qualidade do sono e sentimentos gerais de saúde e bem-estar. Em todo o caso, serão necessários mais estudos para comprovar os benefícios associados ao consumo de Goji.

 

3. Existem contra-indicações para o consumo de bagas de Goji?

É desaconselhado o consumo de goji durante a gravidez ou no período de amamentação. Além disso, tenha em conta que o consumo de goji poderá baixar a tensão arterial ou reduzir os níveis de glicémia, logo, se tem perturbações ao nível da tensão arterial ou é diabético, fique especialmente atento às influências possíveis e monitorize os seus valores de tensão arterial e/ou glicémia.

 

4. Qual a dose de bagas de Goji a ingerir?

A dose de consumo de bagas de Goji está dependente de variadíssimos factores como a idade, o sexo, o estado de saúde. Até ao momento não existe informação científica suficiente para determinar precisamente a dose de consumo adequado. Tenha em conta que os produtos naturais não são necessariamente sempre seguros e a quantidade pode ser importante. Considere as informações disponibilizadas nos rótulos nutricionais e consulte o profissional de saúde /Dietista antes de as incluir na sua base de alimentação.