Receita de Legumes com molho romesco
- Pré-aqueça o forno a 180-200º C.
- Colocar os pimentos numa tigela e adicionar água quente para os reidratar (demoram cerca de 30 minutos a hidratar). Se utilizarmos carne de malagueta redonda embalada, saltamos este passo.
- Lave os tomates e faça um corte em cruz na base. Coloque-os, juntamente com a cabeça de alho, numa assadeira e leve-os ao forno a 180º C durante cerca de 30 minutos. Pode retirar algumas das camadas exteriores da pele do alho, mas não completamente, pois isso ajudará a evitar que se queimem. Para aproveitar ao máximo o forno, asse os legumes para acompanhar o molho no mesmo prato. Primeiro, lave as courgettes e as cenouras e descasque as cebolas.
- Pode acrescentar os seus legumes preferidos, como espargos, alho francês ou calçots. Se preferir, pode grelhar os legumes.
- Em seguida, tostar as nozes numa frigideira e, uma vez tostadas, retirar as peles e picá-las um pouco. Também podem ser tostadas no forno, se preferir.
- Enquanto os legumes estão a cozer no forno, retire os pimentos da água, tire as sementes e raspe a polpa com uma faca ou uma colher.
- Numa taça ou num liquidificador, coloque a polpa dos pimentos e os frutos secos picados. Adicione um pouco de sal, vinagre, colorau e um pouco do azeite.
- Quando os legumes estiverem prontos, descasque os tomates e os alhos (pressionando ligeiramente a parte superior de cada dente) e junte-os aos restantes ingredientes. Reserve o resto dos legumes.
- Triturar todos os ingredientes e adicionar gradualmente o resto do azeite. Deve ficar com uma textura cremosa. Se estiver demasiado espesso, podemos acrescentar um pouco mais de azeite virgem extra. Prove o molho para o caso de precisar de adicionar um pouco mais de sal e está pronto para comer com os seus legumes!
Truques e alternativas: Se tiver tempo, em vez de fazer o molho com um liquidificador, pode fazê-lo à mão num almofariz e num pilão, à maneira tradicional. Os ingredientes são esmagados e misturados e o azeite é adicionado pouco a pouco. Pode acrescentar uma fatia de pão torrado para dar consistência.
Aproveite ao máximo: Este molho é perfeito para todos os tipos de legumes, carne ou peixe grelhado, por isso, se tiver sobras, pode guardá-lo no frigorífico durante alguns dias e comê-lo com outros pratos.